"Penso onde não sou, logo sou onde não penso."

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ano novo, post novo.

          Aos que sobreviveram às puladinhas das 7 ondas ou aos que ascenderam suas velas na areia e jogaram flores no mar solicitando as forças dos orixás como Iemanjá - Rainha do Mar, fica aqui nesse meu primeiro post do ano os votos de prosperidade nesse ano de 2012 - pra todos nós, ne? - com muita luta e dedicação. Pq, meus amigos, essa conversa de paz e amor sem trabalho árduo fica por conta dos bons clichês vinculados a sorte e olhe lá. É isso! Vamos ao assunto pontapé desse ano.
        Com a explosão do uso da ferramenta 'compartilhar' do nosso velho amigo facebook eu percebi que eu queria escrever sobre isso pois já não bastasse toda a 'orkutização' que chegou de vez no 'facebug' com direito a pornografia, fotos de pessoas (se assim posso me referir) e seus excrementos, bem como fotos  "a la barra pesada", chegaram também as correntes com um tal de compartilhe se você também acredita, fez, faz, viu, teve, conhece, concorda... enfim! "Se você estiver na frente do pc, COMPARTILHE." rsrrs
        Ouvi falar sobre uma dessas teorias conspiratórias que esse bombardeio de compartilheS tem ligação com uma espécie de teste controle afim de que se possa medir o grau de manipulação e adesão das pessoas a essas idéias e campanhas de maneira fácil e rápida, através de um simples clique. Mas como eu já passei da fase de que tudo é conspiração, deixo essa informação aos ainda curiosos sobre o assunto para pesquisarem. 
         A minha atual questão está relacionada à Psicologia das Massas de Freud, que de certa maneira refere-se ao mesmo ponto citado acima, referenciando a maneira que as pessoas, enquanto seres sociais, se envolvem em determinadas situações quando estão junto a um grupo, na maneira como isso reflete no seu comportamento frente ao coletivo, levando muitas vezes a tomarem atitudes as quais jamais tomariam se estivessem sozinhos. O resultado disso é a junção de inúmeras 'forças' e a coragem a ter atos jamais pensados. Para Freud os indivíduos inseridos na massa, pensam, sentem e agem de maneira diversa de quando está sozinho e a explicação vem do conceito de libido aonde os indivíduos estão ligados por um laço libidinal e tendem a agir de maneira uniforme para se sentirem parte do grupo.
      Freud à parte, vejo também a enorme necessidade das pessoas de postarem alguma coisa nas redes sociais e de dizerem alguma coisa sobre qualquer temática afim de se sentirem interados e socializados, pertencentes a um grupo, um modelo, uma fôrma. E quando o assunto envolve política, questões sociais... ishhhhhhhhh, aí a buraco é mais embaixo. Os que se mantem silenciosos  são os muitas vezes omissos ou desligados, os que criticam são os recalcados ou do movimento "do contra", os que apóiam são pseudo-revolucionários, enfim.
         A verdade é que as pessoas querem falar, e esse falar é sobre qualquer assunto, sobre o que tá acontecendo/aconteceu/polemizou, sobre sua vida, aonde está, com quem, fazendo o que... Há uma enorme vontade de ser lido ou de imaginar que alguém acompanha sua vida interessante (ou não!). Cada um utiliza a ferramente de uma maneira embora seja perceptível que os assuntos geralmente são os mesmos, porém o bom senso é sempre indispensável nas publicações pois uma vez lançado na  "rede" é o suficiente para ficar o registro.

       E se você permaneceu até o final do post aproveite e repense sobre aquilo que você publica e compartilha assim como eu tenho feito. Filtro mode ON, galera... Seus amigos agradecem. Beijos.

Um comentário:

Anne disse...

Camila,
me diz um email para eu falar com você sobre os padrinhos!

Beijos